Elementor #3911

LESÕES

 

 

O assunto de hoje é estiramento e distensão muscular.

O estiramento é uma lesão nas fibras musculares, já quando há a lesão ou ruptura de tendão além da junção do tecido conjuntivo é aí que ocorre a distensão muscular.

Vamos um pouco mais afundo na explicação.

Estiramento  muscular  

É uma lesão nas fibras musculares causada por um alongamento excessivo do músculo. De acordo com o grau de estiramento, pode haver lesão sem ruptura das fibras, ruptura parcial ou até a ruptura completa do músculo. A lesão caracteriza-se por dor muscular local, que piora ao esforço e também pode apresentar hematoma. É comum acontecer durante a prática de atividades esportivas.

Distensão muscular 

É uma lesão na junção músculo-tendínea ou no tendão, causada por um alongamento excessivo do músculo. Assim como no estiramento, a distensão também é classificada de acordo com o grau da lesão. Pode haver lesão sem ruptura do tecido, ruptura parcial ou até a ruptura completa do músculo ou tendão. É comum ocorrer uma distensão quando há falta de aquecimento e alongamento. O próprio cansaço muscular contribui muito, mas o agente causal é sempre um movimento forte de rápida contração ou movimento exagerado contra uma grande resistência.

Como classificar os graus de estiramento e distensão?

Grau 1: Tecido muscular íntegro sem ruptura das fibras musculares.

Grau 2: É parcial e rompe algumas fibras musculares.

Grau 3: Ruptura completa do músculo ou tendão.

Segundo a professora Rebecca Oliveira aqui do estúdio o alongamento dinâmico como: spine stretch, twists e sowl, são essenciais para o início de qualquer atividade física. 

É possível evitar os estiramentos e distensões através dos exercícios de pilates, com atividades que te ajudarão a fortalecer seus músculos e melhorar a integridade da fibra muscular. 

Caso queira conhecer nossas atividades para fortalecimento corporal ou tratamento de lesões venha nos visitar na nossa unidade da Rua Teixeira da Silva, 329, Paraíso, São Paulo- SP.

Na próxima semana iremos abordar sobre os tratamentos e métodos de evitar os estiramentos e distensões, então não deixem de acompanhar o nosso site e comentar muito se gostou do conteúdo e quer ver mais sempre, siga-nos nas redes sociais e ative as notificações, assim você não irá deixar de ver nenhum conteúdo que for postado.

 

 

Sobre Israel Prianti